quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Noite Sem Luar

Hoje, a noite não tem luar.

Hoje, sobre as luzes difusas dessa cidade agitada, a lua intimidou-se. Pediu às nuvens esconderijo e estas, como nobres cortesãs, acomodaram-na. Noite após noite, a lua era quem clareava os corações cansados que trafegavam por essas ruas embaralhadas, ora estreitas, ora largas, numa enorme confusão. Cintilante, dizia tudo a todos, mas nem juras de amor nem palavras tristes sequer chegavam aos seus ouvidos. Talvez falte-nos tempo, falte-nos vontade. Falta-nos alma e coração, eis a verdade. A lua, enfim, descansava.

E, que surpresa, há alguém que notou sua ausência. Sentada sobre sua cama desarrumada, que fica em frente à janela ( alimentando-se da doce luz lunar - quem sabe seria esse o motivo para tão belos sonhos), aquela adorável jovem admirava o silêncio. Observava as nuvens e queria culpá-las pelo sumiço da lua. Na escuridão em que encontrava seu quarto, após uma reflexão rápida, porém profunda, havia decidido: acenderia uma vela. Não para orações nem por tributo a algo ou a alguém, mas simplesmente pelo fato de sentir uma luz natural a iluminar seu corpo, sua mente, seu coração.

Tomou em mãos uma vela que dormia esquecida ao fundo de uma gaveta e acendeu-a. A pureza da menina mesclava-se com o calor do fogo. A tênue luz pousava sobre sua pele clara e macia. Aproximando a vela à sua face, pôde sentir o calor penetrar-lhe suavemente, enquanto os olhos apreciavam aquela vivaz dança da chama.

Em passos curtos, caminhou até uma estante onde sorriam, em fila, suas bonecas. Eram bonecas de pano. Calmamente, ela iluminava uma a uma, tentando captar, naquele ambiente quase escuro, cada detalhe. Viu o colorido dos cabelos de lã. Notou os sorrisos em tom rosado. As bochechas vermelhas. Os lacinhos, os vestidinhos bordados com os mais variados desenhos. Os olhos, pintados e de botões. Havia cor e vida sobre aquela velha estante carcomida. Agora, a chama que aquecia seu coração era a mesma que amornecia suas lágrimas. Lembrou-se da sua infância, de momentos de deleite indescrítiveis por que passara e, inclusive, de algumas palavras que lhe foram ditas enquanto mãos e linhas davam vida àquelas bonecas. Docemente, lançou um sopro brando em direção à vela. A brisa fez a chama adormecer, mas não as lembranças. Estas, banhavam-se, mais vivas do que nunca, nas águas da memória.

Hoje, a noite não tem luar. Mas, dentro do coração daquela menina, a lua brilha intensamente.

8 comentários:

  1. eu imaginei a cena...quando teve aquele apagão;;;
    belas palavras...gosteo da storia...traz uma sensação de paz....

    ResponderExcluir
  2. Seus textos são lindos, a cada linha uma ótima motivação para ler até o final, adorei esse e principalmente o Nuvem, lindíssimo, vida longa ao seu blog.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/rubenscorreia

    ResponderExcluir
  3. Apagão???rsrs

    Não acho que não... aqui em são paulo pelo menos tinha a luz da lua ainda...heheh


    Visita ae qq hora:

    http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/


    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  4. O que mais me assusta é a figurinha da vela ehehhe
    http://raphax.com/blog/post/Tempo.aspx

    ResponderExcluir
  5. Quando era criança (aind teimo em ser) meu avô (sabio velho) dizia que quando a lua não vinha passear com as amigas estrelas era porque alguém, com muita fome (hoje entendo que de luz) a havia comigo.
    Comi contigo, hoje, muita luz. Quase uma lua inteira. Mas Jorge ficou...
    Parabéns pra ti, belíssima proza. Te sigo guri!

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo! Você escreve muito bem, por isso eu não poderia deixar de te seguir ;)
    Passa no meu e se gostar, segue também.
    Beijos

    http://falabah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. "sinto falta do escuro quando preciso me enxergar"

    ResponderExcluir